Skip to content

Sobre Nós

ç2015-04-29 12.23.40

O Projeto Social Ruas da Bahia – Bahia Street, existe há 19 anos. Desde a sua fundação o Ruas da Bahia tem como objetivo principal instrumentalizar crianças e adolescentes do sexo feminino de 06 a 17 anos, através da educação, da arte e da cidadania.

Fundado em 1996 este projeto vem desenvolvendo ações para meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Salvador, visando o seu bem estar físico e mental, possibilitando assim, a sua ascensão socioeconômica, política e cultural, de forma a fortalecer a sua autonomia e criticidade sobre o mundo enquanto cidadãs.

O Ruas da Bahia propicia a busca pelo conhecimento, a fim de estimular o acesso dessas jovens às universidades e a profissionalização de alto nível. Um dos objetivos da ONG é atender a alunas de escolas publicas oriundas de famílias carentes. Assim, este projeto social oferece anualmente 75 vagas para meninas no turno vespertino, acompanhando-as durante todo o período escolar do ano letivo.

 

Nossas Atividades

Os projetos executados ao longo destes anos tem sido: Reforço escolar para todas as disciplinas oferecidas no programa oficial das escolas públicas, incluindo a preparação para o vestibular, inclusão digital, aulas de inglês e aulas de cidadania. Em 2015 o Bahia Street passa a oferecer também aula de alemão para suas meninas. No campo cultural e artístico temos a criação do coral de vozes femininas “Kolekorin”. No que diz respeito às atividades físicas oferecemos capoeira angola e expressão corporal. Paralelo a isto, além das oficinas de artes plástica, um outro ponto importante de nossas atividades são as visitas culturais: visitas aos museus, galerias de artes, cinemas, teatros, feiras culturais, entre outras atividades culturais presentes na cidade.

Acolhemos as meninas de segunda a sexta entre 11:30 e 17:00 horas.  Ao chegarem na sede da ONG vindo das respectivas escolas, eles tomam um banho, recebem um almoço e entre as atividades tem uma pausa com um lanche. As meninas do Ruas da Bahia recebem também acompanhamento psicológico (caso seja necessário), educação sexual com prevenção à gravidez precoce e orientação sobre os riscos das drogas. Tudo em comum acordo com os pais, ou responsável que devem participar regularmente das reuniões propostas pela ONG.