Skip to content

Programas

Os programas oferecidos pela ONG Ruas da Bahia são:

- Programa de potencialização da educação – A ONG Ruas da Bahia promove a potencialização da educação formal da escola pública a partir do  reforço escolar de alto nível. Com professores qualificados são reforçadas as disciplinas: português, história, matemática, ciências, e inglês, preparando as meninas até o ultimo ano da escola formal e instrumentalizando-as para o vestibular. Um dos complementos deste programa de educação, que faz um importante diferencial na  ONG Ruas da Bahia, são as aulas de cidadania. Com esta disciplina, busca-se enfatizar a identidade étinico-cultural e o resgate da consciência sócio histórica das alunas da ONG

- Programa de alfabetização - É oferecido um programa de alfabetização, para meninas que, apesar de estarem freqüentando a escola pública, por algum motivo, ainda não aprenderam a ler e escrever.

- Programas de arte e cultura - A ONG Ruas da Bahia oferece a suas meninas a possibilidade de participação em cursos de arte visual, Música, especialmente através do Coral Kolekorin – Educar cantando, Expressão Corporal – dança, Grupo de capoeira Angola.

- Programa visitas culturais – As meninas tem possibilidade de participar de visitar a museus, teatro, feiras culturais etc.

- Programas de conscientização da saúde – Aprendizagem sobre higiene corporal e saúde, sobre reprodução sexual, com prevenção da gravidez precoce, e o debate em torno dos perigos das drogas. Os cuidados médicos e odontológico como vacinação, prevenção de cáries se dão regularmente. Em casos muito especiais e em comum acordo com os pais, a ONG providencia acompanhamento psicológico.

- Programa de alimentação - No projeto Ruas da Bahia são oferecidos duas refeições por dia. Um almoço e um lanche para todas as crianças e equipe de trabalho.

 – Programa de apoio à comunidade – Para os familiares e estudantes egressos, e membros da comunidade,  são oferecidos encontros para orientação educacional com promoção de eventos educacionais. Em casos de muita necessidade é oferecido alimentação, cuidados médicos, e acompanhamento psicossocial, paralelo a informações sobre oportunidades e serviços governamentais.